Como parte da ampliação de participação na Hidrovias do Brasil, o Grupo Ultra anunciou, no início de maio, a nomeação de Décio Amaral, atual presidente da Ultracargo, como novo CEO da Hidrovias. Para suceder ao Amaral na liderança da Ultracargo, Fulvius Tomelin, atual vice-presidente Comercial e de Novos Negócios, assumirá o cargo de CEO. A transição em 01 de junho.
Graduado em Administração e Economia pela UMA, Fulvius Tomelin possui mestrado em Relações Internacionais pela Ohio University, e acumula ampla experiência no setor, incluindo mais de 17 anos na distribuidora Ale Combustíveis, onde também ocupou o cargo de presidente.
Para o novo ciclo que se inicia, o executivo projeta a entrega de importantes projetos iniciados nos últimos anos, além de novos investimentos em infraestrutura logística que atendem às demandas do mercado e dos clientes da companhia. “Iremos inaugurar em breve o novo terminal em Palmeirante (TO) e desvios ferroviários em Paulínia (SP) e Rondonópolis (MT). Essas iniciativas, somadas ao aumento de capacidade de armazenamento em parte de nossos terminais e a novos projetos que estão em planejamento, proporcionarão o desenvolvimento de um ecossistema de soluções logísticas rápidas, seguras e eficientes, com infraestrutura integrada entre diferentes modelos de transporte, redução de custos e respeito ao meio ambiente e às comunidades do entorno de nossas operações”, ressalta Fulvius.
Ultracargo em expansão
Nos últimos anos, a Ultracargo consolidou seu crescimento e se reposicionou como uma provedora de soluções logísticas integradas, diversificando seus serviços e fortalecendo a conexão entre portos e o interior do Brasil. Para isso, trabalhou em um robusto plano de expansão, focado na ampliação de terminais e para novas geografias, e no fortalecimento de corredores logísticos estratégicos para a logística do país.
Entre os projetos em destaque está a construção de um novo terminal em Palmeirante (TO), previsto para entrar em operação no mês que vem. Com uma capacidade de 23 mil metros cúbicos, a estrutura será interligada às instalações da companhia em Itaqui (MA) via malha ferroviária, e representará um ponto de apoio estratégico no corredor Norte-Nordeste, facilitando a logística de combustíveis e biocombustíveis para o interior do Maranhão, Tocantins e Pará.
Em outra ponta do Brasil, o corredor Sudeste-Centro-Oeste, vital para o agronegócio, também está recebendo atenção especial por meio da construção de dois desvios ferroviários, que conectarão os estados de São Paulo e Mato Grosso, visando a otimização do fluxo de produtos rumo ao Centro-Oeste. As novas alças em Rondonópolis e Paulínia – onde a Ultracargo detém 50% de participação no terminal da Opla – interligarão via ferrovia as malhas dessas regiões, fortalecendo o corredor que liga SP ao MT e possibilitando maior agilidade no escoamento de etanol de milho, redução de custos e das emissões de carbono – o que deve garantir, ainda, maior fluidez no transporte de derivados e a realização de fluxos reversos, com trens subindo e voltando carregados de produtos.
“A interiorização das operações e a integração de modais de transporte mais eficientes são pilares centrais da nossa estratégia, pois nos permitirão oferecer soluções mais competitivas, eficientes e sustentáveis para os principais mercados produtores e consumidores do país, fortalecendo ainda mais nossa contribuição para o desenvolvimento da logística nacional”, finaliza Fulvius Tomelin.