Fechar

Grande Encontro da UBQ: Ultracargo marca presença no maior evento de melhoria contínua e excelência em gestão do Brasil

Cases apresentados demonstram avanços em eficiência, estabilidade operacional e inovação no terminal de granéis líquidos
31/10/2025

A Ultracargo participou, pela primeira vez, do Grande Encontro da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), considerado o maior evento nacional voltado à melhoria contínua e à excelência em gestão. Durante o evento, a companhia apresentou quatro cases de sucesso que ilustram os resultados do sistema de gestão SOUL e o impacto da cultura de melhoria contínua em suas operações.

Um dos destaques foi o projeto LEAN, que implantou o processo ship to barge utilizando linhas de píer, aumentando a eficiência e reduzindo em 33% o tempo operacional. O case GMC abordou a eliminação de impactos em operações de navios e balsas no processo de cerco preventivo, o que resultou em maior estabilidade operacional e redução de custos com demurrage. Já o projeto CCQ viabilizou a operação de um novo produto — o Diesel marítimo — essencial para o abastecimento de embarcações fluviais na região Norte. Por fim, o 5S Kaizen, implantado integralmente pela equipe operacional, proporcionou redução de custos e reforçou o engajamento das equipes no chão de fábrica.

Para Rodrigo Gontijo, gerente do terminal de Vila do Conde, a participação no evento reflete o amadurecimento da cultura de melhoria contínua da empresa através do SOUL. “Esta primeira participação na UBQ representa um marco importante nessa história. Ainda temos uma grande trajetória pela frente, mas temos clareza do desafio e de tudo que já evoluímos rumo à excelência operacional”, afirma.

Em complemento, Renê Lopes, gerente de Excelência Operacional e Inovação da Ultracargo, destaca que a presença no Grande Encontro também foi uma oportunidade de benchmarking com empresas líderes em gestão da qualidade. “Estar presente no evento significou validar a excelência de nossas operações, ao mesmo tempo em que aprendemos e trocamos experiências com cases de sucesso de outras grandes empresas”.

Já Anderson Lopes, gerente do terminal de Santos (SP), ressalta que estar ao lado das maiores empresas do país, reconhecidas pela excelência em gestão, reforça o compromisso da companhia com a evolução constante. “Nossa estreia no evento simboliza mais do que presença: é o reconhecimento de que a melhoria contínua está no DNA da Ultracargo. É um passo firme rumo à excelência, junto aos líderes que moldam o futuro da qualidade no Brasil”, finaliza.