A Ultracargo realizou em julho a maior operação da história em Vila do Conde, no Pará, movimentando um total de 47 mil metros cúbicos de diesel e óleo diesel marítimo via ship to barge, operação logística onde a carga é transferida diretamente de um navio para uma barcaça, e descarga para tanques de terra. A ação, que gerou ganhos operacionais relevantes e viabilizou a execução simultânea de marcos inéditos, consolidou ainda mais a posição estratégica do terminal como hub logístico no Norte do país.
Além do volume recorde, a ação foi marcada pela complexidade logística e pelas inovações implementadas, traduzidas em ganhos concretos e medidas significativas, como:
- Atracação noturna em um dos berços, que contribuiu diretamente para a redução de demurrage e outros custos marítimos;
- Descarga simultânea para os tanques em terra e as barcaças, o que otimizou o tempo de operação do navio;
- Atracação de três barcaças por dia, em dois dias consecutivos, superando a limitação anterior de uma barcaça por dia e demonstrando a capacidade de replicar essa eficiência;
- Maior operação de ship to barge já registrada no terminal, com a atracação consecutiva de sete balsas — um marco inédito em Vila do Conde.
Além de aprimorar processos internos, a operação gerou benefícios financeiros para a companhia e reforçou o compromisso da Ultracargo com a excelência operacional. O cliente também foi diretamente beneficiado, com a redução de 28% no tempo de operação do navio, economia de ao menos uma diária de demurrage e redução de tarifas portuárias por meio do uso da solução ship to barge.
Os ganhos vão além do operacional, já que a ação uniu alta complexidade logística e novas soluções, sempre com foco no que realmente importa: a segurança e geração de valor para o cliente. “Ao integrar atracação noturna, múltiplos carregamentos diários de barcaças e operações simultâneas entre navio e tanque, reafirmamos, na prática, a vocação de Vila do Conde como hub logístico estratégico no Norte do país”, ressalta Leopoldo José Gimenes, vice-presidente executivo de Engenharia e Operações da Ultracargo.
Avanços no Norte
A maior movimentação da história do Terminal de Vila do Conde é resultado direto de uma trajetória consistente de crescimento da Ultracargo no Arco Norte, marcada por inovação, eficiência operacional e soluções logísticas cada vez mais integradas. No início de 2025, a companhia ampliou a janela de atracações e desatracações no terminal e realizou uma operação inédita de ship to barge, utilizando as linhas do píer para o transbordo direto navio-balsa — sem a necessidade de bombeio para tanque —, ampliando a flexibilidade e o alcance logístico da unidade.
“Com movimentações mensais cada vez mais robustas, o terminal vive um momento de consolidação e avanço contínuo. Estamos ampliando nossa capacidade de responder com agilidade às demandas dos clientes, por meio de soluções integradas, inovação e foco em entregas concretas”, conclui Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo.