A Ultracargo iniciou neste mês as operações de seu novo terminal em Palmeirante, no Tocantins. Com investimento de R$ 161 milhões, a unidade reforça a presença da companhia no interior do país e apoia o crescimento do agronegócio brasileiro, oferecendo mais eficiência e previsibilidade para o transporte de combustíveis e biocombustíveis na região.
Para fortalecer o corredor logístico do Nordeste, a companhia também construiu um desvio ferroviário de 1,6 km, conectando o terminal à malha da VLI e ao Porto do Itaqui (MA). A solução garante maior eficiência, sustentabilidade e previsibilidade nas operações, beneficiando o escoamento de combustíveis para Tocantins, Maranhão, Pará e Mato Grosso.
A localização estratégica e a conexão direta com a ferrovia Norte-Sul trazem diversos benefícios para a região:
- ● Maior escoamento de combustíveis e biocombustíveis para o setor agrícola, negócios e consumidores;
- ● Redução da dependência de rotas rodoviárias vulneráveis a clima, tráfego e restrições sazonais;
- ● Operação ferroviária mais estável, com menor emissão de gases de efeito estufa;
- ● Mais previsibilidade na cadeia de abastecimento, minimizando riscos de atrasos;
- ● Logística mais competitiva e eficiente no transporte de longa distância, com menos transbordos e mais agilidade no abastecimento.
“O terminal representa uma oportunidade estratégica para os clientes, oferecendo acesso facilitado ao modal ferroviário, custos reduzidos e maior eficiência logística, gerando valor real na região, onde os desafios de abastecimento são significativos”, afirma Raphael Nascimento, diretor Comercial e de Planejamento da Ultracargo. Segundo o executivo, a unidade também contribui para o crescimento do agronegócio local, garantindo fornecimento estável de diesel e biocombustíveis, aumentando a produtividade de fazendas e cooperativas, favorecendo o escoamento de insumos e produtos com menor impacto ambiental, reduzindo custos operacionais e atraindo novos investimentos, fortalecendo a base produtiva do Tocantins.
Para Fulvius Tomelin, presidente da companhia, a inauguração de Palmeirante marca um passo importante na estratégia da empresa de conectar polos produtivos do país com uma infraestrutura logística eficiente, segura e sustentável. “O terminal fortalece o corredor que liga o interior ao Porto do Itaqui, permitindo tanto a interiorização de combustíveis importados quanto o escoamento de biocombustíveis regionais para o mercado externo”, finaliza o CEO.
Estrutura do terminal
O terminal de Palmeirante tem capacidade para armazenar 23 mil m³ em 13 tanques — 12 para combustíveis e biocombustíveis e um exclusivo para o sistema de combate a incêndio — e conta com 1,6 km de linhas férreas conectadas à malha local.
Em termos de segurança, a Central de Transferência de Produtos (CETRAN) opera sem mangotes, reduzindo riscos de vazamentos e exposição dos operadores, enquanto sistemas avançados de proteção incluem diques de contenção e acionamento automático de espuma em caso de incêndio. Durante a construção, foram adotadas práticas sustentáveis, como reaproveitamento de água em testes hidrostáticos e destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados.
Atualmente, a Ultracargo também opera terminais em Rondonópolis (MT) e Paulínia (SP), além de portos em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Aratu (BA), Suape (PE), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). A capacidade total de armazenagem da companhia supera 1 milhão de metros cúbicos.
Para conhecer a unidade de Palmeirante, acesse https://www.ultracargo.com.br/terminal/palmeirante/.