O método de limpeza e inspeção robotizada do tanque de combate a incêndio, que elevou os padrões operacionais no terminal da Ultracargo no Maranhão, garantiu à companhia mais uma premiação: o 1º lugar na categoria Empresa Inovadora na edição 2025 do Prêmio InovaPortos do Porto de Itaqui.
A solução premiada concorreu com outros projetos importantes e se destacou pela relevância e impacto no desenvolvimento dos setores portuário, marítimo e logístico, pelo grau de inovação e originalidade, e pelo potencial de replicação em outros portos e contextos logísticos.
Everaldo Silva Sena, Gerente de Planejamento e Controle de Manutenção, conta que essa experiência inspirou a Ultracargo a buscar tecnologias similares para também realizar a inspeção em tanques de combustível – com expectativa de ocorrer pela primeira vez no terminal de Santos ainda neste ano.
“Esse método nos impulsionou a alcançar patamares ainda mais altos em segurança, eficiência e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que reafirma o papel da Ultracargo como protagonista em inovação no setor”, complementa Leopoldo José Gimenes, vice-presidente executivo de Engenharia e Operações. “Mais do que uma premiação, essa conquista simboliza nosso compromisso genuíno com a integridade dos ativos e com a segurança das pessoas, do meio ambiente e das operações logísticas, e é motivo de grande orgulho para todos os envolvidos no projeto”, ressalta o executivo.
O método
A operação utiliza robôs e equipamentos especializados que acessam o interior dos tanques por um bocal de visita no teto, sem necessidade de interromper a operação. O robô de limpeza percorre o fundo do reservatório, detectando e removendo os sedimentos acumulados ao longo do tempo.
A batimetria mapeia a distribuição desses resíduos, gerando um mapa de calor que orienta a remoção e permite a inspeção visual e ultrassônica conforme a norma API653. Com os dados coletados por um robô de ultrassom submersível, calcula-se a taxa de corrosão e a vida útil restante das chapas de fundo, garantindo a continuidade segura da operação até a próxima campanha de inspeção.
A atuação conjunta entre as áreas foi essencial para viabilizar a inspeção com segurança. A companhia buscou uma solução que respeitasse as normas técnicas, ao mesmo tempo em que preservasse a integridade dos ativos durante todo o processo, explica o coordenador de Integridade e Confiabilidade da Ultracargo, Leonardo Barbosa, que representou a companhia na premiação, junto ao Ricardo Bicalho, especialista de obra, e Arivaldo Junior, inspetor de equipamento.
Confira como funcionou a operação premiada:
Histórico
Essa não foi a primeira vez que a Ultracargo levou a 1ª colocação como Empresa Inovadora no Prêmio do Porto do Itaqui. No ano passado, a companhia foi reconhecida pela implantação do Programa de Formação Operacional destinado às mulheres nas unidades de Itaqui (MA), Suape (PE) e Santos (SP). A iniciativa foi fruto do compromisso da companhia com o desenvolvimento das comunidades do entorno das suas operações, e contribuiu para a profissionalização e empregabilidade das participantes, para a economia da região e para o aumento da presença feminina nas atividades logísticas.