A Ultracargo alcançou o Selo Diamante, a mais alta distinção do Selo de Sustentabilidade 2025, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O reconhecimento é um incentivo às empresas com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no setor. A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (12), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém (PA).
A conquista consolida a atuação da Ultracargo como uma das empresas líderes no fomento ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura logística nacional. O Selo Diamante é resultado do Plano de Ação da companhia, submetido ao MPor no âmbito do Pacto pela Sustentabilidade, uma política governamental que estimula o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Ultracargo foi uma das 36 empresas premiadas nesta primeira edição do Selo, dentre as 63 organizações participantes, e uma das 21 a receber a categoria Diamante.
O reconhecimento é um endosso à visão estratégica da companhia. Para Helano Pereira Gomes, vice-presidente executivo de Relações Institucionais da Ultracargo, a conquista é uma forma de atestar todos os esforços da companhia em ações ESG: “Integrar o Pacto pela Sustentabilidade e sermos reconhecidos com o Selo Diamante reflete nosso propósito de liderar pelo exemplo e nossa visão de longo prazo, focada em contribuir ativamente para uma logística mais sustentável e competitiva no Brasil. Essa conquista atesta a seriedade e consistência do nosso trabalho em incorporar a sustentabilidade em todas as dimensões da nossa operação.”
Portfólio de reconhecimentos
A conquista do Selo Diamante se soma a outros reconhecimentos importantes que reforçam o compromisso ESG da companhia:
- ● Medalha de Ouro EcoVadis, que posicionou a Ultracargo entre as 5% melhores empresas avaliadas globalmente em práticas de responsabilidade social corporativa (RSC).
- ● Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, conquistado pelo terceiro ano consecutivo, atestando o mais alto nível de excelência na elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
- ● Selo Amigo do Oceano: reconhecimento por suas boas práticas ambientais no Porto de Suape (PE).
- ● Selo Great Place to Work (GPTW), alcançado em 2025 pelo segundo ano consecutivo, refletindo a cultura de inclusão e diversidade da companhia.
Compromisso ESG
O Selo Diamante é um reflexo do trabalho contínuo da Ultracargo em seus compromissos ESG, com metas definidas desde 2020 para 2025 e 2030, abrangendo seis temas materiais: Saúde e Segurança; Governança e Integridade; Operações Ecoeficientes; Responsabilidade com a Comunidade; Cadeia de Valor; e Cultura Inclusiva e Diversidade.
Com relação à responsabilidade com a comunidade, foram definidos como pilares prioritários a educação de crianças e adolescentes e o desenvolvimento desses territórios com foco nas mulheres que hoje sustentam seus lares, o que levou ao apoio de projetos de reforço escolar; capacitação de professores; incentivo ao esporte e programas de formação profissional.
No eixo de operações ecoeficientes, a empresa traçou metas voltadas para emissões de gases de efeito estufa (GEE), resíduos, energia e conformidade. Para cada um desses temas, há uma série de iniciativas como a adoção de novas tecnologias e métodos; análise de combustíveis alternativos aos derivados de petróleo; investimentos no modal rodoviário – que, além de ser mais eficiente, reduz as emissões de gases do efeito estufa em relação ao modelo rodoviário-; uso de 100% de energia renovável certificada desde 2021; e a redução do envio de resíduos para aterros. Os terminais da Ultracargo contam, também, com sistemas de captação de água e fazem a reutilização da água de testes hidrostáticos em tanques várias vezes, o que economiza milhões de litros de água.
Para as frentes de saúde e segurança, a Ultracargo desenvolveu um Sistema de Gestão Integrado com iniciativas robustas que garantem um mapeamento completo de riscos voltados para a saúde e segurança dos profissionais em todas as etapas do processo. O lançamento das “Regras que Salvam Vidas”; a realização de treinamentos e comunicação contínua aos colaboradores sobre esses princípios, e o Programa “Cuidar Bem” com foco na saúde preventiva dos colaboradores são exemplos de ações implementadas nessas temáticas.
No eixo de integridade e governança, a Ultracargo implementou iniciativas como treinamentos anticorrupção para colaboradores, análise reputacional de parceiros de negócios e reuniões mensais do comitê de conduta para tratar não conformidades. Também investiu no mapeamento de parceiros com maior risco de corrupção para reforçar a adesão aos procedimentos de compliance. Ainda, associou-se em 2024 ao Instituto Combustível Legal (ICL), tornando-se a primeira empresa parceira com atuação em infraestrutura logística, visando reforçar a bandeira da ética concorrencial no setor.
Já na temática Cultura Inclusiva e Diversidade, a companhia desenvolveu e colocou em práticas diversas ações como o Programa de Formação Operacional e um programa de estágio voltados para a participação de mulheres; aderiu ao Programa Empresa Cidadã, que amplia a licença-maternidade para 180 dias e a paternidade para 20 dias, inclusive nos processos de adoção; e criou um Grupo de Afinidades, um espaço seguro para promover discussões e reunir sugestões sobre o aumento da participação feminina em posições da empresa – tanto em cargos de gestão e liderança, quanto nos operacionais – com mais de 90 participantes engajadas em todos os terminais.
A Ultracargo busca, ainda, influenciar e desenvolver a cadeia de valor na qual está inserida. Diversas iniciativas demonstram esse compromisso como: elaboração de programa de desenvolvimento ESG para fornecedores; programa de homologação de fornecedores, que verifica aspectos de governança, sociais e ambientais; e o lançamento da política de fornecimento responsável, tornando o aceite obrigatório para novas contratações.