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Operação inédita com domo geodésico em tanque de grande porte em Paulínia (SP)

Iniciativa da Ultracargo alia inovação, segurança e eficiência na montagem de estrutura de 22 toneladas
07/07/2025

A Ultracargo alcançou um marco importante em sua trajetória ao realizar, pela primeira vez, o içamento e acoplamento de um teto geodésico em um tanque de grande porte no terminal de Paulínia (SP). A estrutura, com 42 metros de diâmetro e 22 toneladas, foi montada ao lado de um tanque de 20.000 m³ em fase de instalação e posicionada com precisão em uma operação de alta complexidade, que reforça o compromisso da companhia com a inovação, a segurança e a excelência operacional.

A metodologia utilizada, realizada em paralelo à construção do tanque, trouxe diversas vantagens, como a redução do tempo total de obra. Feita com componentes modulares de alumínio, a estrutura exigiu apenas encaixe, aplicação de selante e parafusamento no campo, eliminando a necessidade de soldas e o uso de ferramentas rotativas. A montagem no solo também minimizou significativamente os trabalhos em altura e em espaço confinado, o que elevou o nível de segurança do processo.

Segundo Rafael Andrade Barbosa, head de Engenharia e Construção da Ultracargo, o domo geodésico é um tipo de teto leve, autoportante e resistente, que dispensa colunas internas de sustentação. “Em comparação com tetos de aço carbono, apresenta menor custo de aquisição e montagem. Quando utilizado em conjunto com um selo flutuante interno, pode reduzir as perdas por volatilização em até 90%”, completa.

O sucesso da operação, que contou com um guindaste de 600 toneladas para o içamento da estrutura, reforça o compromisso da Ultracargo com soluções que elevam a segurança e a eficiência de suas operações. “Essa operação representou um avanço importante em nossos padrões de engenharia, combinando inovação tecnológica com ganhos operacionais e de segurança. A estrutura também contribuiu para diminuir a temperatura interna do tanque, graças à propriedade reflexiva do alumínio, e eliminou problemas de corrosão, além de reduzir a necessidade de paradas para manutenção de válvulas específicas”, finaliza Leopoldo José Gimenes, vice-presidente de Engenharia e Operações da Ultracargo.

Confira como aconteceu a operação: