Fechar

Novo desvio ferroviário conecta Paulínia (SP) a Rondonópolis (MT) e fortalece a logística de combustíveis

Estrutura amplia eficiência no escoamento de etanol e no abastecimento do agronegócio, com redução de custos e emissões
12/06/2025

A Ultracargo concluiu a construção de um novo desvio ferroviário em Paulínia (SP), conectando o terminal da Opla — joint venture com a BP — à unidade da empresa em Rondonópolis (MT). A estrutura cria um corredor logístico eficiente entre o Sudeste e o Centro-Oeste, facilitando o escoamento de etanol de milho e o envio de derivados de petróleo para abastecer o agronegócio.

O desvio conta com 4,4 km de trilhos e está ligado à malha da Rumo, permitindo a operação de trens com até 80 vagões. A nova estrutura tem capacidade de tancagem de 180 mil m³ e pode movimentar até 6 milhões de m³ de produtos por ano — metade etanol e metade derivados. O projeto recebeu cerca de R$ 200 milhões em investimentos desde 2023.

A inauguração contou com a presença de autoridades e lideranças do setor, entre elas: o presidente da Ultracargo, Fulvius Tomelin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o prefeito de Paulínia, Danilo Barros; o presidente do Conselho do Grupo Ultra, Marcos Lutz; o CEO do Grupo Ultra, Rodrigo Pizzinatto; o presidente da Hidrovias do Brasil, Décio Amaral; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado.

“Investir em infraestrutura como essa é essencial para sustentar o crescimento do etanol de milho no país. A ferrovia é o modal mais eficiente e ambientalmente responsável para longas distâncias, com potencial de reduzir em até 35% as emissões — o que equivale a 51 mil toneladas de CO₂ a menos por ano”, destaca Fulvius Tomelin, CEO da Ultracargo.

Além do desvio em Paulínia, a Ultracargo prevê, ainda em 2025, a expansão dos terminais em Rondonópolis (MT) e Santos (SP), além da inauguração da nova unidade em Palmeirante (TO), fortalecendo a logística de combustíveis em regiões estratégicas do país.