Ultracargo | COVID-19 - Medidas preventivas

Ultracargo | COVID-19 - Medidas preventivas

Saúde e segurança são valores fundamentais para a Ultracargo e estão refletidos em cada decisão que tomamos. Por isso temos adotado ações preventivas em nossas instalações, visando evitar a propagação do Covid-19, resguardar nossos colaboradores e seus familiares, a comunidade no entorno de nossas operações, clientes, parceiros e o sistema de saúde do País.

Prestamos serviços essenciais para a sociedade, uma vez que integramos a cadeia de fornecimento e abastecimento de combustíveis e matérias-primas fundamentais para a população. Por isso, temos a responsabilidade de manter as nossas operações ativas, visando garantir o abastecimento neste momento tão delicado.

Abaixo as principais iniciativas adotadas pela empresa:

  • Instalação de Comitê de Crise Ultracargo, com reuniões diárias, que contam com a participação dos executivos da empresa e de especialistas em segurança e saúde;
  • Criação de um canal de comunicação para que os colaboradores informem imediatamente sintomas e/ou contato com pessoas que estiveram em área de risco ou diagnosticadas com o Coronavírus (COVID-19);
  • Comunicação diária, nos diversos canais de comunicação interna da companhia, incluindo realização de Diálogos Diários de Segurança (DDS) com dicas de prevenção e divulgação de aplicativos e canais oficiais para tirar dúvidas;
  • Modelo de home office para a maior parte dos colaboradores administrativos, sem colocar em risco a continuidade de nossas operações, em especial priorizando Grupos de Risco (gestantes, diabéticos, pessoas que utilizam imunossupressores e pessoas em tratamento oncológico) ou que residam com pessoas com doenças crônicas;
  • Em áreas com atividades críticas, realizamos a divisão das equipes em Times A e B, sendo que o Time B está atuando em home office e poderá substituir o Time A se necessário;
  • Utilização de termômetro digital, para medição de temperatura de todo o contingente de empregados, próprios, de terceiros, motoristas, inspetoras e outros públicos, na entrada de nossos terminais. Em caso de alteração de temperatura, o colaborador é orientado a buscar atendimento médico;
  • Uso de máscara, luva de procedimento, álcool gel e papel toalha para acesso a bordo e demais áreas do píer;
  • Suspensão das viagens aéreas;
  • Cancelamento de todos os eventos internos e participação em eventos externos;
  • Suspensão de reuniões com participantes externos;
  • Treinamento sobre práticas de segurança e saúde, específicas ao tema COVID-19, para 100% (cem por cento) dos times operacionais;
  • Definição de regra de máximo de 5 pessoas por sala, com janelas e portas abertas, e distanciamento de 2m entre eles, no caso de treinamentos obrigatórios relativos às regulamentações normativas e integração de terceiros;
  • Reorganização das cadeiras dos refeitórios, aumentando o espaço entre elas, e alocação de colaborador para servir as refeições, evitando o manuseio coletivo das pessoas com bandejas, pegadores, talheres, pratos etc.